Realização: Prefeitura de Tenino, Washignton, EUA
País: Estados Unidos
O que acontece quando uma cidade cria sua própria moeda social? Em uma tentativa de diminuir o golpe do Covid-19, a cidade de Tenino começou a emitir seus próprios dólares de madeira que só podem ser gastos em empresas locais.
O prefeito da cidade, Wayne Fournier decidiu que Tenino reservaria US$ 10 mil para doar a moradores de baixa renda feridos pela pandemia. Mas, em vez de usar dólares federais, ele imprimiu o dinheiro em finas folhas de madeira projetadas exclusivamente para uso em Tenino. E utilizou uma impressora de jornal de 130 anos de um museu local. A ideia central de Fournier é extraída da própria história de Tenino.
Durante a Grande Depressão, a cidade imprimiu conjuntos de dólares de madeira usando exatamente a mesma impressora de jornal de 1890. Em um ano, a moeda de madeira ajudou a reviver a economia.
Ao restabelecer a moeda antiga agora, Fournier se tornou parte de um movimento muito maior. Com as empresas preocupadas em manter as luzes acesas e as pessoas lutando para conseguir gastar dinheiro, as comunidades têm se esforçado para manter suas economias locais à tona. Então, eles reviveram uma estratégia antiga: na dúvida, imprima seu próprio dinheiro. Hoje, essas chamadas “moedas locais” podem ajudar as pequenas comunidades a se recuperarem das consequências econômicas do Covid-19.