Movimento Nós: iniciativa criada por grandes companhias de alimentos e bebidas para ajudar o pequeno comércio brasileiro

Realização: Ambev + Aurora + BRF + Coca-Cola + Heineken + Mondelez + Nestlé + Pepsico

País: Brasil

Movimento Nós é uma iniciativa criada por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do Brasil (Ambev, Aurora, BRF, Coca-Cola, Heineken, Mondelez, Nestlé e Pepsico) para ajudar o pequeno comércio brasileiro a transpor os desafios causados pelo surto de Covid-19.

Lançada em maio de 2020, a coalizão desenvolve ações para ajudar os pequenos negócios em 4 vertentes:

Reabastecimento facilitado do estoque: as empresas do Movimento se comprometem a oferecer condições comerciais para ajudar os pequenos pontos-de-venda a se reabastecer, especialmente na primeira compra. Entre os benefícios estão: prazos maiores de pagamento, pagamento em maior número de parcelas, crédito digital para a primeira compra, descontos especiais, produtos bonificados e produtos consignados.

Fortalecimento da relação entre comércios locais e consumidores: as empresas do Movimento buscam colocar em prática ações para estimular o consumo. Entre as ações desenhadas estão reposição de estoques de produtos com descontos adicionais aos valores totais dos pedidos ou em itens selecionados, seleção de produtos com promoção especial para ser repassado o desconto para o consumidor e retorno de créditos a cada compra para ser usado em pedidos futuros (cashback).

Divulgação de informações relevantes do mercado: as empresas do Movimento se comprometem a dividir informações públicas relevantes para os pequenos comerciantes, democratização da informação, fazendo-a chegar aos pequenos empreendedores.

Reabertura segura com foco na saúde: as empresas do Movimento buscam compartilhar protocolos e treinamentos de proteção e saúde, kits com máscaras, álcool em gel, cartilha de boas práticas, cartazes, entre outros itens para retomada das atividades dos pequenos comerciantes.

Segundo as empresas, mais de R$ 370 milhões serão investidos no programa, beneficiando mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil — entre bares, lanchonetes, padarias, mercearias, empórios e restaurantes.